quarta-feira, 14 de abril de 2010

Trabalhar e Viver...ainda é possível?!



Era quase sete horas da manhã quando deixei o carro no escritório e saí em direção da academia para os meus exercícios matinais. Eis que encontro um colega de trabalho, fumando na porta do prédio. Dou um breve oi e sigo meu caminho. Mais tarde, numa reunião com este mesmo colega, quando cobro uma determinada pendência dele, ouço a seguinte frase: "hoje quando você estava indo fazer seus exercícios, eu já estava cansado de trabalhar". Ahã!?! Ahã!?!
Este foi apenas um fato corriqueiro do meu dia-a-dia, mas que traz à tona a seguinte questão: por que as pessoas gostam tanto de falar que trabalham demais da conta, além do horário, etc.? Em São Paulo, isto virou vício!! Quem trabalha apenas no horário comercial não é esforçado o suficiente para ser considerado competente. O ideal é marcar reuniões após o horário e trocar e-mails de trabalho durante todo o final de semana. É claro que, de vez em quando, este esforço tem que ser feito, e sou totalmente a favor de fazê-lo quando REALMENTE necessário.
Acho que além dos aspectos profissionais, de falar do quanto somos trabalhadores e competentes, deveríamos nos orgulhar mais de nossas viagens de férias, do tempo livre junto com os filhos ou de alguma atividade social que somos engajados. Porém, para se encaixar no perfil de profissional do ano, deixamos estas coisas em segundo plano e acreditamos que viver é trabalhar. Vai se formando uma multidão de pessoas irritadas e doentes, fisicamente e mentalmente.
Enfim, enquanto meu colega de trabalho estiver cansado de trabalhar as sete da manhã, vou continuar indo para a academia, cuidando do meu corpo e da minha mente. Para poder ser bem produtiva durante o resto do meu dia, pois eu ainda acredito que é possível trabalhar para viver e não o contrário.

5 comentários:

  1. é o que as palestras de PNL vivem falando. onde o negativo vê um fim, o positivo vê um começo. no caso dessa pessoa, trocar o cigarro por uma coisa mais pró-vida já seria um bom começo! uma pena...

    ResponderExcluir
  2. depois tem outra coisa, os compromissos com o formal em instituições diversas ocupam muito tempo do nosso curto tempo de vida, que aproveitar cada segundo dele fica sendo a primeira lei do "viver a vida"... afinal, como diz a canção... antes que pinte algum "sei lá", é bom lembrar que na boa, ela tem sempre razão!

    ResponderExcluir
  3. Quando a pessoa se dedica muito mais ao trabalho do que a sua vida pessoal, pode-se fazer algumas reflexões como: a pessoa é desorganizada e não consegue dar conta do trabalho, ou não quer enfrentar os problemas de casa e se concentra naquilo que acha que é reconhecida e tem satisfação, ou até mesmo é uma pessoa insegura e tem que parecer competente, mais do que ser um profissonal competente...

    ResponderExcluir
  4. Uhuuuuuu,arrasou!Pensa que isso é só em Sampa,fia?rs

    Amei o texto! Beijo me liga!

    ResponderExcluir
  5. Arrasou Cami...o blog está ótimo!

    bjkas, Sil

    ResponderExcluir