domingo, 20 de março de 2011

Flores do Cárcere, por Flavia Castro



Alguns dias atrás eu ganhei um livro que me chamou atenção. Chamou tanto que eu o passei na frente da fila de livros que estão na cabeceira da minha cama.
O livro se chama Flores no Cárcere e conta um pouco de como funciona a rotina na cadeia feminina de Santos.  A autora conseguiu abordar um tema denso de uma forma leve, expondo a realidade triste daquele lugar utilizando nomes de flores para compor os personagens desta estória.
O livro ultrapassa a linha de definir o que é bom ou ruim, o que é bonito ou feio, quem é inocente ou culpado. Mas fala de dignidade e de relações humanas, que estão presentes dentro da cadeia, no nosso trabalho, na relação com nossos familiares e até na relação da gente com a gente mesmo.
Me identifiquei com vários aspectos do livro, mas principalmente quanto a convicção de que a educação é a base de tudo. Que todos nós temos nas mãos a possibilidade de mudança do status quo, mesmo quando parece que não temos nada a fazer. A Vontade e a Coragem muitas vezes são o suficiente.
Além disso, o livro fornece um visão de como funciona o sistema carcerário e como as presidiárias são tratadas no nosso país. Ah, sim,  sim,  neste mesmo que diz ser oitava economia mundial.
Segue um trechinho da entrevista que a autora deu para a Jovem Pan:

2 comentários:

  1. Realmente o livro é uma ótima leitura e também reflexão. Recomendo

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro, realmente um assunto pesado abordado de uma maneira muito especial, romântico eu diria.
    Recomendo

    ResponderExcluir